Vaga para Gerente de Crédito

A vaga de destaque de hoje é de Gerente de Credito e vem da região Norte. A Cassol Centerlar , localizada em São Jose, Roraima, publicou no link https://www.linkedin.com/jobs/view/2886194920 uma posição para Gerente de Crédito.

Nesse post, além de repassar cada item da vaga, aproveitaremos para contribuir com informações de soluções, associando conceito com aplicação prática.

Conforme descrito na vaga, o Gerente de Crédito será responsável pela gestão de crédito, visando garantir a perda de crédito do Cartão Cassol.

Cabe aqui um comentário: a empresa deve possuir um patamar máximo de perda. Portanto, a missão do gerente de crédito será providenciar que esse limite seja ultrapassado.

Responsabilidades:

O Gerente de Crédito será responsável por gerir a área de crédito de pessoa física e jurídica, realizando a implantação da modelagem de crédito de pessoa física e jurídica, garantindo a performance da modelagem

De fato, fica validado que independentemente da região, a capacidade analítica é obrigatória nos profissionais de crédito, em vários níveis.

Implantação de modelagem estatística

A demanda da vaga é para a “implantação da modelagem” e não desenvolvimento. Desenvolver modelos é algo complexo, e portanto, necessita de uma eficiente equipe de estatísticos.

Posso deixar recomendado aqui uma empresa nota 10 nesse segmento https://stepwise.com.br/.

Outra possibilidade para o desenvolvimento é a parceria junto aos bureaus de crédito. Antes, porém, de decidir por um deles, o ideal é realizar back tests junto aos 4 (SPC Brasil, SERASA, Boa Vista e QUOD). Primeiro, valida-se os resultados prévios, e somente após, seguir com o desenvolvimento.

A não utilização de modelos estatísticos, gera perda de receita e impacto negativo no caixa.

Assim, deve-se utilizar os 2 tipos de modelos:

  • Credit Score => utilizados no momento da aprovação, desenvolvidos com variáveis de cadastro e informações externas.
  • Behavior Score => utilizados para a manutenção dos clientes, e obtenção de melhores resultados na cobrança. Para isso, esses modelos utilizam informações do histórico interno da base.

Acompanhar as ações de crédito e risco, contribuir na estruturação e automatização dos processos e relatórios

O acompanhamento das ações de crédito vai além de controlar a fila de pedidos, e os status de aprovação ou rejeição. O Gerente de Crédito deve ter o foco de evitar perda de produtividade e de oportunidade.

Para evitar essas perdas a automatização dos processos é fundamental, sendo uma das principais ferramentas que pode contribuir com esse resultado é a implementação de motores de crédito.

Felizmente o Brasil é um mercado com ótimos fornecedores. Aqui vou destacar a solução da B2E – Credfácil: https://b2egroup.com.br/analise-de-credito-lp/, pelo fato deles se enquadrarem em clientes de vários portes.

O Gerente de Crédito deve Identificar, direcionar, e/ou resolver problemas que podem impactar no cliente e/ou resultado final do produto, garantindo evoluções e melhorias ao atendimento dos clientes.

Conforme divulgamos em nosso estudo https://www.mpagestao.com.br/wp/perfil-das-vagas-publicadas-para-o-profissional-de-credito/, a atividade dos profissionais de crédito, em destaque aqui para o gerente de crédito, vai além do dia a dia dos pedidos, ou do acompanhamento da PDD.

Todo o ciclo de relacionamento com o cliente passa a ser relevante, assim como, a participação na criação dos produtos.

Cada vez mais, o mercado cobra do profissional do crédito que ultrapasse essas barreiras.

Podemos citar aqui um exemplo real: uma corretora realizou uma campanha de marketing gigantesca, para abertura de novas contas. Ocorreu que acabou atingindo um perfil de cliente “que não seria aprovado pelo crédito, conforme regras existentes até então”.

Neste caso, o marketing precisou rever a sua campanha, e o crédito, a política. Ou seja, um alinhamento prévio teria evitado a perda de produtividade.

O fato é que a área de crédito possui informações relevantes que podem contribuir o atingimento das metas de crescimento e a participação do gerente de Crédito nestas iniciativas pode evitar este tipo de situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima